Apresentação

Apresentação

segunda-feira, 5 de março de 2012

Misericórdia...

No Evangelho de hoje, Lc 6,36, Jesus diz: "Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso"... Que programa de vida! Em 19,2 Lc também diz: "Sede santos, porque eu o Senhor, vosso Deus, sou santo". "Santidade" significa 'separação, alteridade, diversidade'. Deus é santo por definição. Ele só pode ser santo. É do seu Ser ser santo. Ele é único! Ele é misericórdia!
A santidade, a misericórdia nos mostra o que é próprio de Deus. Ele é santo porque é misericordioso. A misericórdia é um atributo de Deus que somos convidados a imitar e viver (Ex 34,6; Dt 4,31). No Salmo 136 (podemos rezá-lo) a sua misericórdia é apresentada como chave de leitura e entendimento de toda a criação, de toda a história da humanidade. A experiência fundamental de Deus, haja vista que caminhamos como santos e pecadores, haja vista que vivemos também no e o mal, é a da misericórdia que salva e perdoa. Na misericórida que salva e perdoa todos conhecemos o Senhor (Lc 1,77; Mt 1,21; Jer 31,34). É importante perceber que a misericórdia se vive no mal real. No mal o único amor possível é a misericórdia.
"Pai misericordioso" é pai materno. A qualidade de Deus Pai, na misericórdia, é o de ser mãe. Enquanto Pai ama livremente e entra em relação conosco, por meio de sua palavra. Nos dá um nome, nos faz crescer e nos torna adultos e responsáveis. Enquanto mãe Ele nos ama visceralmente, até as entranhas. Conhece nossas necessidades biológicas: nos dá casa e comida. Se a mãe faz nascer, o pai deixa viveer e gera para a liberdade. O amor misericordioso de Deus é ao mesmo tempo necessário como o da mãe e livre como aquele do pai.
Este "Pai misericordioso" é chamado de "vosso", por Jesus,  para indicar a fraternidade que nasce desta parternidade. Jesus o chama "vosso", em contraposição ao "meu", porque a sua filiação e a nossa não estão no mesmo plano. Ele é a fonte e nós como o riacho...
Sede misericordiosos!!! (Silvano Fausti).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José