Apresentação

Apresentação

terça-feira, 12 de junho de 2012

Carta Mensal - Dom Eduardo Pinheiro

Brasília, 01 de junho de 2012.
PJ Nº - 0481/12

Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

Deus nos concede mais um mês para viver na sua Graça e a seu serviço! É junho: mês de tantas celebrações! Mês em que contemplamos em muitos lugares os jovens envolvidos plenamente em atividades que os mantêm animados em trabalhos que amadurecem sua fé, seus relacionamentos, seus dons. Quanto vai-e-vem para a confecção dos belos tapetes de Corpus Christi bem como para a arrumação das barraquinhas e atividades das Festas Juninas! Ninguém consegue ficar alheio ao ver tantos jovens envolvidos com generosidade nesta preparação! A nossa alegria de pastores se soma à certeza de que eles, além do dever cumprido, crescem consideravelmente quando encontram espaços adequados e pessoas que os valorizam e os incentivam. Como os jovens gostam de ver seus sacerdotes ao seu lado, apoiando suas iniciativas!
Este mês também vem tocar em um assunto muito querido aos jovens: o amor! O amor de Maria, em maio, nos aponta para o amor de Seu Filho, em junho, com a festa do Sagrado Coração de Jesus! É nossa missão auxiliar os jovens a perceberem o infinito amor daquele que nos disse um dia: “eu vos chamo amigos” (Jo 15, 15). É um Coração que revela tudo; não esconde nada do que é essencial para a felicidade.
Mas o mês de junho também vai falar do amor dos namorados. Dia 12 está chegando e, certamente, é um assunto que ‘vai rolar’ nas conversas pessoais, nos facebooks e twitters da vida! E as nossas comunidades, como irão tratar deste assunto? Ou melhor, como temos abordado esta questão junto aos nossos adolescentes, jovens, catequizandos? Os senhores já conhecem o valioso material que a CNBB preparou para a formação deles na área da afetividade-sexualidade? O subsídio que se intitula “Aos Jovens com Afeto” disponibiliza 50 fichas com temas atuais, embasados na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja, e com uma linguagem apropriada para esta nova geração. No mínimo, cada catequista e líder de jovens deveria ter este material complementar para a sua ação evangelizadora. Ele poderá ser adquirido diretamente nas Edições CNBB: http://www.edicoescnbb.com.br/loja/catalogo.php?loja=302647&IdDep=12.
Caros irmãos, continuemos apostando nos jovens. A Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora está semeando pelo Brasil afora um novo tempo, não só para a juventude, mas para a Igreja e – porque não dizer também! – para a sociedade na qual ela se encontra e vive.
Sejamos criativos e ousados – como eles! – favorecendo-lhes espaços e calor humano em nossas comunidades. Às vezes os jovens só necessitam de um sinal para perceberem o grande amor de Deus. E este ‘sinal’ passa também pelo ‘seu’ e ‘meu’ coração para atingi-los e cativá-los. O Coração de Jesus quer bater forte no peito de cada um dos pastores para que a força do seu amor possa atingir o coração das ovelhas. “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10, 27)
No Coração de Jesus e de Maria deposito-os todos os senhores com minhas orações.
Com estima,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ)CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José