Apresentação

Apresentação

domingo, 17 de março de 2013

Auto da Paixão

Trupe Disfarça

 

Apresenta

 

Paixão de Cristo 2013

 

 

A Rua da Amargura

 

A exemplo de tantos outros locais, a apresentação de “A Rua da Amargura” é a sequencia de muitos anos de encenações teatrais vinculadas a Paixão de Cristo na região da Lomba do Pinheiro. Inicialmente produzidas com um caráter bem mais religioso do que realmente cultural, despertaram na comunidade a curiosidade pelo teatro. Foi a quatro anos que iniciamos nosso trabalho visando transformar essa curiosidade em um conhecimento maior sobre as diversas formas de teatro e as necessidades reais de sua execução como a presença de um roteiro, de uma pesquisa sobre figurino, cenografia, como valorizar sua voz através de oficinas de técnicas vocais, de expressão corporal, enfim tudo que está envolvido para subir ao palco e conquistar o público.

 

Assim a Trupe Disfarça foi ganhando terreno apresentando outras peças, em diferentes estilos que passaram pelo tradicional, pelo auto, barroco e nessa edição introduzimos o teatro de rua.

“A Rua da Amargura - 14 passos lacrimosos sobre a vida de Jesus” descrevem, em linguagem melodramática, entre divertida e comovente, o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Seu ponto de partida é o texto “O Mártir do Calvário”, do dramaturgo português Eduardo Garrido. Escrito em 1902, foi representado à exaustão por todas as companhias de circo-teatro que perambulavam pelo Brasil nas cinco primeiras décadas do século XX. O espetáculo incorporou o repertório musical, os folguedos e as tradições que, no interior mineiro, marcavam as comemorações do ciclo do Natal e da Semana Santa, associando-os à forma de interpretação circense, para extrair desse amálgama um sofisticado monumento às manifestações mais populares da nossa cultura.

 

Harmonizando humor, poesia e dramaticidade e reelaborando com rigor estético a autenticidade e a singeleza da fé popular, “A Rua da Amargura” atinge o público pela emoção e o arrebata ao expor o sentido profundo do ato e da festa teatral.

Utilizaremos uma adaptação do texto feita pelo Grupo Galpão que gentilmente nos cedeu os direitos autorais. Essa versão foi dirigida por Gabriel Villela e obteve mais de vinte prêmios em diversas categorias. Em abril de 2001, foi adaptado para um programa especial da Rede Globo de Televisão - “A Paixão Segundo Ouro Preto” (gravado no velho teatro e nas ruas da histórica cidade mineira), exibido na noite de Sexta-Feira Santa.

 

Não Perca! A peça será apresentada em nossa paróquia no dia 23/03/2013, próximo sábado, às 21h, na Comunidade Santa Rita de Cássia.

Cartaz Paixao  2013 Final - Cópia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José