Apresentação

Apresentação

quarta-feira, 6 de março de 2013

O coração da Lei está na práxis de Jesus[1]

Mateus 5, 17-19

4ª feira da Terceira semana da Quaresma

Aquele que os observa  e os ensina, este será grande no Reino dos Céus

No caminhar quaresmal tem-se enfatizado que a renovação da vida se faz pelos caminhos que nos ensina a Palavra de Jesus. Por isso e necessário escutá-la com mais atenção e empenhar-se mais para colocá-la em prática.

As palavras de Jesus no sermão da montanha faz três afirmações importantes a este respeito:

(1) Tudo aquilo que a Bíblia ensina e manda tem sua plenitude na pessoa de Jesus: “NÃO vim para abolir, senão para dar cumprimento” (v.17).

(2) A Palavra de Deus tem vigência permanente, não é um livro que passa, sai de moda, nem se faz flexível frente àqueles que querem suavizá-la: “Asseguro-vos que, enquanto durarem o céu e a terra, nem um i ou til da lei deixará de se realizar” (v.18).

(3) Existe um pequeno caminho da Palavra ao qual recorrer. Está nos verbos: (a) Praticar, (b) ensinar y (c) chegar a ser grande no Reino dos céus (v.19b).

Jesus insiste então na seriedade da Palavra, a qual não deve ser burlada nem ensinada de forma incorreta (v.19ª). O respeito e a obediência devem ser ao máximo.

Contudo, para o cristão, a Lei não e uma “lista” de deveres mas, sobretudo, uma pessoa que pede fidelidade. Sim, Jesus é a plenitude da Lei e dos Profetas. Viver a Palavra é, antes de tudo, viver a Jesus, impregnando-nos de suas atitudes.

Para cultivar a semente da Palavra na vida:

1. O que quer dizer a afirmação: “vim para dar cumprimento” à Lei e aos Profetas?

2. Que atitudes são necessárias cultivar na escuta e na prática da Palavra de Deus?

3. O que fazer para que esta quaresma “tempo da Palavra” nos impregne mais das atitudes e comportamentos de Cristo Jesus?


[1]Autor P. Fidel Oñoro, cjm, (http://www.iglesia.cl/especiales/cuaresma2013/orar2.html), tradução livre de Frei João Carlos Karling,ofm, para o site da Paróquia Rede de Comunidades São José, Gravataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José