Apresentação

Apresentação

quinta-feira, 11 de junho de 2015

PAPA FALA DE PAZ

Na sua viagem a Sarajevo que aconteceu durante a última semana, o Papa Francisco falou sobre a Paz. Eis a síntese do que o Sumo Pontífice falou. O texto completo se encontra em http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/16654-a-paz-e-obra-da-justica-diz-papa-francisco-durante-missa-em-sarajevo
 Na homilia, o papa recordou que a paz é o projeto de Deus para a humanidade e denunciou novamente os que buscam o confronto entre culturas e civilizações. “Paz é o sonho de Deus, é o projeto de Deus para a humanidade, para a história, com toda a criação. É um projeto que encontra sempre oposição por parte do homem e por parte do maligno. Também em nosso tempo, o desejo de paz e o compromisso de construí-la contrastam com o fato de que no mundo existem numerosos conflitos armados. É uma espécie de terceira guerra mundial combatida por partes; e, no contexto da comunidade global, percebe-se um clima de guerra’, disse.
Francisco lembrou que a guerra significa crianças, mulheres e idosos em campos de refugiados; deslocamentos forçados; casas, ruas, fábricas destruídas; vidas truncadas. “Hoje, queridos irmãos e irmãs, eleva-se mais uma vez o grito do povo de Deus e de todos os homens e mulheres de boa vontade: Nunca mais à guerra!”, exortou.
Francisco recordou, ainda, as palavras de Jesus no Evangelho: “Bem-aventurados os que constroem a paz”. Para o pontífice, é um chamado sempre atual, que vale para todas as gerações.
Ao explicar como se constrói a paz, citou o profeta Isaías: “A obra da justiça será a paz”, lema adotado pelo papa Pio XII. “A paz é obra da justiça (...) uma justiça praticada e vivida”, acrescentou. Conforme Francisco, o Novo Testamento ensina que o pleno cumprimento da justiça é amar ao próximo como a si mesmo. “A verdadeira justiça é fazer à pessoa, ao povo o que gostaria que fizessem a mim, a meu povo”, apontou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José