Apresentação

Apresentação

terça-feira, 26 de abril de 2016

CARTA ABERTA



ORDEM DOS FRADES MENORES -PROVÍNCIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - RS

II ENCONTRO ESTADUAL DE JOVENS FRANCISCANOS
JOVEM, COM FRANCISCO, VAI E RECONSTRÓI

Nós, jovens e adultos, reunidos no “II Encontro Estadual de Jovens Franciscanos”, nos dias 22 a 24 de abril de 2016, no Parque do Imigrante, no município de Lajeado, RS, sob o tema “Jovem, com Francisco, vai e reconstrói”, refletimos sobre a história de Francisco e Clara de Assis, como jovens que ousaram viver o seu sonho e fazer a diferença, com qualidade evangélica, numa época de mudanças. Encontramo-nos com a história dos 50 anos de autonomia da Província São Francisco de Assis, conhecendo as opções e os trabalhos pastorais e frentes de evangelização dos Freis Franciscanos nos rincões gaúchos.
Ampliamos e aprofundamos a discussão a partir de quatro eixos temáticos divididos em oficinas:
·         Ecologia: Sustentabilidade e Energias renováveis; Encíclica Laudato Si; Justiça, Paz e Integridade da Criação; São Francisco e a dignidade dos animais: desafios para o nosso tempo; Alimentação saudável: agrotóxicos e transgênicos; Educação ambiental: Projetando o futuro.
·         Sociedade: Grupo de jovens e as políticas públicas para a juventude; O ideal de juventude proposto pela mídia e a realidade Juvenil; Os novos paradigmas da sexualidade na sociedade contemporânea; Sociedade e as novas tecnologias: uma discussão sobre o real e o virtual; Juventude e a Cultura de paz.
·         Igreja: Vocação franciscana: um chamado para servir e se realizar como pessoa; Juventude na Bíblia: protagonismo juvenil; Francisco e a tolerância religiosa (diálogo inter-religioso).
·         Relações Humanas: Juventude e afetividade: a identificação com o outro.

Deixamo-nos interpelar pela vida de Francisco e Clara de Assis também pela amizade renovada e criada entre nós, pela convivência e partilha de vida e de experiências. A partir do que nos comprometemos a viver o ensinamento de Jesus Cristo, que se encarnou entre os pobres, à luz do carisma franciscano, dentro de nossas realidades, em nossos grupos, comunidades eclesiais e sociais, na solidariedade com os excluídos, em situação de vulnerabilidade social, pobres e pequenos, com a Casa Comum, na preservação da vida, sob a guia da Igreja.


Lajeado, 24 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José