Apresentação

Apresentação

terça-feira, 19 de julho de 2016

AMORIS LAETITIA - CAPITULO 2 - SEGUNDA PARTE

Continuando a reflexão do capítulo segundo de Amoris Laetitia nos números 40 ao 49, lemos:
- Vivemos uma cultura que impele os jovens a não formarem família pois apresenta tantas outras opções que eles são "forçados a mudar de ideia" de formar família. (40)
- A afetividade sem limitação faz com que muitos casais ficam nos estágios primários da vida sexual. Este fator pode contribuir para as crises conjugais sejam resolvidas de modo apressado e sem a coragem da paciência, da averiguação, do perdão recíproco, da reconciliação e até do sacrifício. (41)
- Há uma mentalidade antinatalista. A consciência dos esposos pode orientá-los para a decisão de limitar o número de filhos por razões sérias. A Igreja rejeita todas as formas de intervenções coercitivas do Estado a favor da contracepção, esterilização ou até do aborto. (42)
- Uma das maiores pobrezas da cultura atual é a solidão. (43)
- A família é um bem estar que a sociedade não pode prescindir, mas precisa ser protegida. (44)
- A exploração sexual constitui-se uma das realidades mais escandalosas e perversas da sociedade atual. (45)
- Todos os esforços devem ser apoiados para favorecer a permanência de famílias e comunidades cristãs nas suas terras de origem. (46)
- As pessoas com deficiência constituem, para a família, um dom e uma oportunidade para crescer no amor, na ajuda recíproca e na unidade. (47)
- A maior parte das famílias respeita os idosos, circunda-os de afeto e considera-os uma bênção. (48)
- Nas situações difíceis em que vivem as pessoas mais necessitadas, a Igreja deve dedicar  especial atenção em compreender, consolar e integrar, evitando impor-lhes um conjunto de normas, tendo como resultado fazê-las sentirem-se julgadas e abandonadas... (49)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmãos em Cristo, Paz e Bem.
Seu comentário é muito importante para nós...
Muito obrigado pela sua contribuição.
Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Paróquia Rede de Comunidades São José